Pular para o conteúdo principal

"opening our mind" - Abrindo nossas mentes


Em Dezembro de 2018, participei de uma formação para o meu trabalho (sou professor e atualmente trabalho com tecnologias na escola) na qual assisti a um vídeo sobre o assunto "Mind Set Progressivo". Já havia lido e escutado algo sobre isso, mas naquela ocasião, que era muito propícia à reflexão, comecei a fazer algumas construções de pensamentos somativos a cerca do que estava assistindo no vídeo, coisas que aprendi durante a vida acadêmica, experiências pessoais e até mesmo as vivências religiosas (sou nascido e criado em lar evangélico e estudo a bíblia desde minha alfabetização).

O termo Mind Set pode ser entendido como a forma que "programamos" a nossa mente para realizar ou pensar sobre determinado assunto ou situação. É um linguajar moderno para dizer que podemos determinar como nossa mente deve reagir ao mundo, e que temos o controle de manter a nossa mente ativa ou não. No caso do "Progressivo", seria quando nos motivamos a captar mais conhecimento, entendendo que cada aprendizagem é significativa e amplia potencialmente seu "XP" (experiência) mesmo que aparentemente não tenha relação direta com o objeto de "desejo", porém compreendendo que os conhecimentos no mundo estão interligados.

Até aí, ok... Talvez a maioria já saiba ou tenha ouvido falar sobre o assunto. Mas, conhecer e entender o "Mind Set", é apenas o Start da reflexão a seguir...

  • No âmbito educacional, nós professores, vivenciamos claramente a necessidade de manter-se "estudante" e "pesquisador", pois o mundo está em constante mudança assim como as características de nossos alunos. Exemplo disso é o uso de tecnologias da educação. É algo imprescindível tendo em vista as possibilidade de obtenção de informações e principalmente a necessidade de ensinar e educar os alunos (e nós mesmos professores) a utilizar os recursos tecnológicos que possuímos nos dias de hoje, como ferramentas produtivas de aprendizagem, informação e até mesmo organização pessoal e otimização de tempo.

  • Quando aplicamos os mesmos conceitos na vida pessoal, entendemos também que precisamos constantemente aprender e principalmente "treinar" a nossa mente a ler o mundo, fatos, acontecimentos e toda uma gama de informações que, nem sempre chegam a nós de forma organizada para que possamos não só "compartilhar", mas digerir a realidade que está envolta em tantas hashtag´s e memes.

  • O mais interessante (para mim), é que, sempre quando penso em aplicar algo em minha vida, tanto profissional quanto pessoal, também equaciono ao meu pensar e agir enquanto cristão. O apóstolo Paulo ou São Paulo, em sua carta à igreja de Roma disse: Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos como um sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional; e não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que proveis qual é a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. Romanos 12:1,2

    Mas é interessante que na maioria dos sermões e estudos, em que me lembro desse texto, a ênfase sempre esteve em "NÃO VOS CONFORMEIS!", e parava por aí! Mas refletindo sobre tudo isso, me deparei com a parte:"MAS TRANSFORMAI-VOS PELA RENOVAÇÃO DA VOSSA MENTE!"----------CARAMBA!!!!!! Paulão já sabia o que era "Mind Set há cerca de 2 mil anos atrás!!!!

Portanto, tenho para mim, que é muito importante aprender e querer controlar nossas mentes na busca de RENOVAÇÃO, quer seja na sua vida profissional, pessoal ou até mesmo na sua fé.

Espero ter contribuído com um momento de reflexão na sua vida. Caso sinta vontade, comente, compartilhe e até mesmo critique! Desde já agradeço!

Comentários

Excelente reflexão Herôon!!! Vamos trabalhar nossas mentes!!!
Herson Nonaka disse…
Vamos sim!!! Obrigado Dambros!