Pular para o conteúdo principal

Senso Comum - Não Engolir ou Não ser Engolido?


Quantas vezes ouvimos ou até mesmo dizemos a expressão "Eu não engulo", ou "Eu não vou engolir isso"?

Mesmo tendo ouvido por diversas vezes, pela primeira vez essa expressão me remeteu a uma reflexão a respeito de um assunto bem antigo dentro da construção do meu pensamento pessoal.

"O Senso Comum e a dificuldade de se posicionar, de maneira contrária em situações aparentemente desvantajosas"


O efeito da imposição majoritária (mesmo quando essa se auto conclama minoria), tem de forma natural impelido o pensamento contrário, e por vezes, até constrangendo pensamentos que mal deixam a fase embrionária.

Você já se sentiu assim?

Por diversas vezes eu também me senti assim... forçado a me encaixar no senso comum, ou pelo menos a fazer de conta. Perco as contas de quantas vezes achei que estava "engolindo" algo só para evitar um confronto ou até mesmo para não ser mal-compreendido. Na verdade, hoje, a minha perspectiva me faz entender que eu não estava Egolindo, mas sim Sendo Engolido pelo senso comum!

Um pouco antes de começar a escrever essa postagem, ainda refletindo sobre esse assunto, me remeti ao campo político. Puxei na minha memória (cerca de 10 anos atrás), uma época na qual comecei a acreditar que a política era o local onde, se você não for como eles, com certeza se tornará em pouco tempo. Por conta disso passei algumas eleições votando apenas BRANCO para todos os cargos (votava branco porque pensava: "Não irei me dar ao trabalho de anular, apertar um botão somente é mais fácil!"). Passados cerca de 10 anos, me deparei com momentos em que vi que uma política pública bem empregada trazia benefícios para pessoas que realmente necessitavam, e como ainda existem coisas que podem ser feitas. Mas ainda, até poucos dias atrás, eu continuava a me confrontar com a visão comum... "A política é o lugar onde quem entra NUNCA sai limpo!".

O quê de fato mudou?

Bom, para mim, mudou muita coisa... talvez ainda não de forma concreta ou completa, mas tenho visto situações que me levam a ter esperanças de que é possível que o Senso Comum, como em outros diversos assuntos, também esteja errado a cerca da generalização política. Não que o Senso Comum não tenha estado certo (na maioria dos casos) até aqui, mas hoje surgem pessoas que estão dispostas a desafiar esse estigma trazendo pensamentos e atitudes de "Fora da Caixinha". Eles podem até me decepcionar algum dia, com atitudes contrárias ao meu pensamento ideológico, ou até mesmo serem pegos em atos de corrupção, mas uma coisa é certa, eles estão agindo completamente fora da bolha do Senso Comum Político!

P.S. Não me refiro à ideologias políticas, mas sim no que tange a fuga do Senso Comum! Deixe de lado qualquer militância (direita ou esquerda) e comece a PENSAR SOBRE!

Comentários